CLIMAPÉDIA

Tornados



Tornado é um redemoinho de ventos girando com muita velocidade e que se forma em condições especiais num ambiente de tempestade muito forte. Este redemoinho descende de uma nuvem de tempestade (cumulunimbus) muitas vezes, atinge o chão, causando destruição por onde passa. A dimensão espacial do tornado é de centenas de metros e ele, normalmente, tem uma vida média de poucos minutos e percorre uma extensão de 500 a 1500 metros, ainda que na sua trajetória os ventos passem comumente de 200 km/h. A maioria deles giram em sentido ciclônico quando observados de cima, mas alguns foram vistos girando em sentido anti-ciclônico, ou seja, em sentido horário, quando observados de cima.

Este fenômeno é visível por causa da poeira e sujeira levantadas do solo e pelo vapor d'água condensada. A pressão baixa dentro de um funil causa a expansão e resfriamento do ar, resultando na condensação do vapor d'água. As vezes, o ar é tão seco que os ventos giratórios permanecem invisíveis até atingir o solo e começam a carregar sujeiras. Ocasionalmente, o funil não pode ser visto por causa da chuva, nuvens de poreira, ou escuridão. Muitos tornados possuem um barulho distinto que pode ser ouvido por muitas milhas até quando eles não são bem visíveis. Este som parece ser mais alto quando o tornado toca o solo. Contudo, nem todos os tornados produzem este barulho. A maioria dos tornados tem o diâmetro de 100 a 600 metros. Alguns são de poucos metros de largura e outros excedem 1600 metros.

Os tornados ocorrem em muitas partes do mundo, mas os mais freqüentes e violentos acontecem nos Estados Unidos, numa média de mais de 800, anualmente. As Planícies Centrais dos EUA estão mais sujeitas aos tornados porque a atmosfera favorece o desenvolvimento de trovoadas severas que produzem tornados. Especialmente, na primavera, o ar úmido e quente na superfície é abaixo do ar mais frio e seco produzindo uma atmosfera instável. Embora tornados ocorram a qualquer hora, eles são mais freqüentes entre 16h e 18h quando o ar na superfície é mais instável. Também ocorrem na Inglaterra, Canadá, China, França, Alemanha, Holanda, Hungria, Índia, Itália, Japão, Rússia, e até em Bermuda e nas Ilhas Fiji. Porém não estão restritos somente nestes países.

Tornados destroem os instrumentos necessários para medir velocidades de ventos e pressão dentro de tornados, por essa razão, características são desconhecidas. Sabemos que a pressão de um tornado é muito baixa mas podemos apenas estimar que esta pressão seja 60% abaixo do normal.

Fonte: CNPq/CPTEC/INPE/Lívia Teixeira
Foto: A/D - Arquivo OpenBrasil.org


Climapédia - OpenBrasil.org

Postagens mais visitadas

Imagem

Camada de Ozônio

Imagem

Tipos de nuvens