CLIMAPÉDIA

Como é feita a previsão de tempo


A previsão de tempo é o produto que chega para o usuário depois de várias análises feitas pelos meteorologistas. Por de traz desse resultado existe muitas operações matemáticas e análises que são necessárias para a interpretação do que poderá acontecer.

O meteorologista necessita saber como está a atmosfera no momento em que se reúnem e avaliam o comportamento, através de diagnósticos de imagem de satélite, cartas de superfícies e dados observados. Esses dados observados são um chute inicial para uma simulação matemática do que a atmosférica esta vendo para o estado futuro. A previsão numérica de tempo é utilizada como uma das mais importantes ferramentas da meteorologia nos últimos anos.

Temos que analisar todas as ferramentas e discutir com vários pesquisadores e meteorologistas para se obter, uma previsão de consenso e assim disponibilizá-la para o usuário.

Para se fazer uma simulação numérica é necessário equipamentos com características e qualidade, por isso, a necessidade de supercomputadores que possam fazer os cálculos matemáticos, rapidamente, e disponibilizar para análise dos meteorologistas.

Fonte: CNPq/CPTEC/INPE/Lívia Teixeira
Foto: A/D - Arquivo OpenBrasil.org

Postagens mais visitadas

Imagem

Camada de Ozônio

Imagem

Tipos de nuvens